Oie galera! Tivemos a enorme, gigante, emocionante e  inexplicável honra de conhecer e fazer muito carinho no pescoço deste  carinha aí!

É o Isaac, um jabuti gigante de Aldabra, de 180 kg e 120 anos. Chorei de emoção  (pior que chorei mesmo!) É residente do zoo de Morelia, no México ha 48 anos,oriundo dos EUA

Bora estudar sobre esses caras? Achei massa demais saber essas coisas deles! Vamos lá!?

Eles são  a 2ª maior espécie de jabuti terrestre do mundo e habitam as 3 ilhas do Atol de Aldabra( como eu não sabia nem pra que lado ficava Aldabra, fiquei curiosa e acho que vcs tbm querem saber né?!

pertence ao Arquipélago de Seychelles, está localizado no Oceano Indico, há 400 km ao norte da ilha de Madagascar e 600 km ao leste da costa da Tanzânia na África! ENFIM, bem longe

Em Aldabra existem 152000 jabutis gigantes, o que o torna um verdadeiro “Paraíso das Tartarugas” e é considera refúgio da vida selvagem e Patrimônio mundial pela UNESCO (irado!!).

A temperatura máxima na ilha É de 31°C e a mínima de 22°C, dependendo da época do ano. Por isso esta luz vermelha para aquecer o Isaac. ( Tava uma friaca cabulosa nos dias que estivemos em Morelia! Pensa num frio de verdade! Voltamos doentes de lá inclusive kkkk)

Elas tiveram “sorte” e sobreviveram bem durante a época de matanças por parte dos marinheiros e seus “animais” invasores, pois diversas outras espécies de tartarugas gigantes do oceano indico, suas parentes próximas, não sobreviveram.

Aldabrachelys gigantea possuí uma grande população e está fora do risco de extinção ( uhuuu) possuindo inclusive uma população maior que a dos Jabutis Gigantes de Galápagos (tivemos oportunidade de conhecer eles tbm qnd estivemos por la! DINOSSAUROS FANTÁSTICOS).

Eu achei muito looouca essa informaçào e PRECISO compartilhar com voces! Olha que doido! Em 1982 foi nomeada como Dipsochelys dussumieri (cujo nome tem origem devido ao modo de beber água que esta espécie possuí. Possuem um septo nasal cartilaginoso, que permite a elas beber água pelo nariz (oooii? Beber água pelo nariz!! Que demais a adaptação  dos animais!!), sendo esta uma evolução adaptativa nas ilhas, pois a água tende a formar pequenas poças nos corais, onde seria impossível beber com a boca por serem pouco profundas) e finalmente em 2014 voltou a ser reconhecida como Aldabrachelys gigantea. Irado né?!

Sua dieta é vegetariana, baseada em folhas, frutas e legumes, principalmente vegetais fibrosos.  Pode-se oferecer carne ou rações de animais carnívoros (cães, gato ou tartarugas aquáticas) apenas uma vez ao mês, pois na natureza costumam se alimentar de carcaças e outros restos de animais quando os encontram.

Isaac ama uma alfacezinha! Fofo!

Apesar de seu enorme peso, esses animais ainda são capazes de nadar boas distâncias, flutuando na superfície com a cabeça e parte do casco acima da superfície, como na foto! Acho demais isso! Um monstro nadador

Acredita-se que está espécie pode atingir os 200 anos de idade

Há cerca de 138.000 anos atrás, as ilhas já eram ocupadas pelas Aldabrachelys gigantea . Agora da pra entender Pq eu chorei quando toquei no Isaac?? Privilégio demais!!!

No Brasil os únicos exemplares de Tartarugas Gigantes de Aldabra são mantidos no zoológico de São Paulo. Então rola de ir lá conhecer uns exemplares qnd vc estiver em Sampa!

#amamosoIsaac #Isaacfofo

Deixar uma resposta